AJC
Afonso José da Costa Monteiro Cerejo

Técnico de Moldes para a Industria do Plástico


Carta de Condução Chinesa:

Veículos:
Land Rover Discovery 200 TDI de 1990 e Honda Africa Twin de 1996

Residência:
Algures no Planeta Terra

Hobbies:
Desporto em geral, Todo-Terreno, Fotografia, Expedições / Viajar pelo Mundo.



1963, Novembro 12
Maceira/Leiria/Portugal
Vim à luz deste universo chamado Planeta Terra.


1964

Com apenas 8 meses de idade acompanhei os meus pais até Moçambique,  numa longa viagem de barco durante quase 40 dias, começavam as grandes expedições.

Aí completei os meus 10 anos de vida e ganhei muita da coragem e espírito pela aventura que me corre nas veias percorrendo com os meus pais e amigos vários países do Sul de Africa.



Em Africa,  aos 7 anos de idade, tive o meu primeiro contacto com um Land Rover.
1969

1969 - Nasce o meu irmão, o Luis Pedro



1974

A Portugal voltei por força de motivos políticos.

Nesse mesmo ano, comecei a minha carreira desportiva, pelo Andebol, na cidade de Leiria. Campeão nacional por equipas de Iniciados no primeiro ano 1975 e Juvenis no ano seguinte.
1981

Teve início a minha carreira profissional, como desenhador de Moldes.
1983

A minha passagem pelas escolas, termina com o 11º ano incompleto.
1984

Ingressei nos Fuzileiros, 1º classificado nas provas físicas do meu exigente curso e 3º lugar no geral entre 270 alunos.

Cumpri 2 anos de serviço militar com alguns bons resultados a nivel pessoal e colectivo no campo desportivo militar.
1986

Regresso à vida profissional e desportiva e, seguindo desta vez, o atletismo de fundo dando continuidade aos bons resultados obtidos durante o serviço militar.
1988

Nasce o gosto pelo Triatlo, desporto que pratiquei durante 5 anos com classificações na época nos 15 primeiros do Nacional da especialidade. Ainda fiz 3 provas em Espanha.
1991

Começo a colaborar profissionalmente com uma empresa espanhola e nela fico durante aproximadamente 5 anos, conheci Espanha e aprendi a sua língua.

A 23 de Abril nasce a minha filha, a Márcia Filipa.


1993

Experimento as artes marciais e pratico durante 3 anos Karaté-Shotokan em Leiria, chego a cinto Vermelho tendo participado em diversas competições a nível nacional.
1994

Inicio a minha carreira desportiva na competição automóvel, nomeadamente no Todo-o-Terreno como navegador no Campeonato Nacional de Bajas.
1996

Faço testes com distinção, chegando às meias-finais, no extinto Challenge denominado de Camel Trophy.  Iria decorrer em 1997 na Mongólia aquele que seria o último verdadeiro Camel Trophy da história.  Abrem-se outras portas.

Ainda em 1996, e com a passagem profissional por Espanha,  descubro tecnologia desportiva que até então era desconhecida em Portugal,  tendo adquirido uma BTT avançada para a época.

Inicio-me nas competições em Portugal com particular destaque para o BTT de Orientação onde ganhei algumas provas ainda sem existir o actual Campeonato Nacional.
1997

Dá-se inicio em Portugal a outro fenómeno do Todo-o-Terreno, na categoria de Trial e estou presente na primeira prova onde a nossa equipa se colocou em 2º lugar para no ano seguinte vencer a mesma.

Seguem-se alguns êxitos e colaborações em organizações de provas do género,  e, em 2002,  culmina com a chegada ao lugar mais alto da classificação, tendo sido campeão nacional,  na categoria de clássicos, em Trial com veículos 4×4, na companhia do piloto Ricardo Cortiçadas.
1999/2000

Faço algumas provas de jipe além fronteiras, Espanha, Marrocos (CUP 180) e Croácia (Transylvânea) ganhando experiência impar na modalidade.
2001

Compro a segunda moto da minha vida, desta vez com 750cc e com ela inicio outro tipo de hobby ainda ligado ao Todo-o-Terreno,  os passeios turísticos off-road que me permitem conhecer um novo grupo de amigos e paragens inesquecíveis por todo o Portugal, Europa e Norte de Africa. Marrocos 2008 com mais de 5.000km em viagem a solo, foi o culminar de muitas aventuras.

2 semanas sozinho e durante quase 5.000km entreguei-me aos prazeres de conduzir moto por Marrocos.
2002

Encerro a minha já longa actividade desportiva e dedico-me mais aos outros hobbyes,  tendo adquirido então,  um mal estimado Land Rover Discovery que haveria de recuperar peça por peça para lhe dar uma nova alma,  Viatura essa que ainda hoje mantenho e que preparo ao pormenor para poder usufruir, sem o espírito da competição,  a Natureza em todo o seu esplendor.
2005/2006/2007

Conheço a Turquia e, por razões também profissionais,  fixo-me no país.

Nele viajei e no meu Land Rover fiz a minha primeira grande Expedição a solo desde Leiria até Istambul, onde vivi continuadamente durante 8 meses, tendo a oportunidade de aprender a língua, num nível básico e de conhecer este extenso e bonito país nas suas mais remotas paragens.

Ainda por motivos profissionais, e durante 2006/2007, desloco-me aos USA pela primeira vez na vida e durante cerca de um ano, circulo pelo país durante mais de 20 semanas durante este periodo e percorro 34 estados deste enorme país num total de mais de 35.000km em vários veiculos de 4 rodas. A mitica Route 66 foi atravessada de uma ponta à outra, cruzado o Grand Canyon, feita a costa do Atlântico, New York-Miami, (Key West) subi pelo centro de Sul para Norte e de Norte para Sul fiz toda a zona central compreendida entre New York, Chicago até Dallas num triângulo com muito de bonito visitado.
2008

Uma vez mais, por razões profissionais viajo até à China e sou convidado para integrar uma equipa com 720 operários tomando como um dos grandes desafios da minha vida a liderança técnica da empresa Chinesa.  Vivo em Changzhou, perto de Shanghai a tempo inteiro viajando pelo mundo por necessidade de profissão.
2009

Obtenho a carta de condução chinesa de carro e moto e posso agora integrar-me mais facilmente na sociedade chinesa.
2010

O ano de um grande sonho... conduzir o meu Land Rover desde a cidade natal, Leiria, até Shanghai na China durante aproximadamente 5 semanas.

Países/Lugares que visitei durante todos os meus anos de vida.

  • Portugal, Espanha, França, Andorra, Áustria , Alemanha, Holanda, Inglaterra, Itália, Suiça, Grécia, Republica Checa, Mónaco, Bélgica, Croácia, Eslovénia, Sérvia, Bulgária, Geórgia, Russia, Kazakhstan, Polónia,Turquia, Marrocos, Angola, Moçambique, Rodésia (Zimbawe), Suawzilandia, Africa do Sul, Brasil, Argentina, México, USA (34 estados), Canadá, China, Hong-Kong, Mongólia, Dinamarca, Suécia, Chile.


ONE LIFE, LIVE IT...

Afonso Cerejo - ajctrips.com
 


Afonso Cerejo
Array